FÓRUM GRÊMIO EM FOCO
Olá amigo torcedor ! Cadastre - se no fórum e faça parte de nossa comunidade e fortaleça a nossa torcida para o nosso Tricolor!

O cadastro necessita apenas de um login e senha e um email, ou se preferir, baixe o app Topic 'it em seu smartphone Android ou iOS, para acessar o o Fórum aonde estiver.

Você também pode acessar o fórum com uma conta do Facebook clicando no botão, registrando também um email e senha.

Aproveitamos para informar que estamos em construção, e precisamos de membros para ajudar na administração e moderação do fórum. Se tiver interesse entre em contato conosco através de PM no fórum com a moderação ou staff para maiores informações.

Não esqueça de ler as regras!

Aguardamos sua presença!

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM GRÊMIO EM FOCO
Olá amigo torcedor ! Cadastre - se no fórum e faça parte de nossa comunidade e fortaleça a nossa torcida para o nosso Tricolor!

O cadastro necessita apenas de um login e senha e um email, ou se preferir, baixe o app Topic 'it em seu smartphone Android ou iOS, para acessar o o Fórum aonde estiver.

Você também pode acessar o fórum com uma conta do Facebook clicando no botão, registrando também um email e senha.

Aproveitamos para informar que estamos em construção, e precisamos de membros para ajudar na administração e moderação do fórum. Se tiver interesse entre em contato conosco através de PM no fórum com a moderação ou staff para maiores informações.

Não esqueça de ler as regras!

Aguardamos sua presença!
FÓRUM GRÊMIO EM FOCO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
GdD
GdD
Moderador
Moderador
Mensagens : 958
Data de inscrição : 21/10/2018
https://gremiodecadadia.wordpress.com

flamengo - O que podemos aprender com o Flamengo de Jorge Jesus este ano? Empty O que podemos aprender com o Flamengo de Jorge Jesus este ano?

Dom Nov 24, 2019 7:35 pm
O que podemos aprender com o Flamengo de Jorge Jesus este ano?





Pois então meus caros, o ano acabando, e junto uma temporada de muitas lições nos foram passadas.



Com a vinda de Roger Machado para o Grêmio em 2015, se começava um ciclo vitorioso do clube, com um esquema de jogo muito adverso daquele que estávamos acostumados a ver do Grêmio, um estilo bretão, mais de luta e suor do que técnica. Porém como muitos a época dizia, o Grêmio não era competitivo, e com o tempo, Roger Machado já não conseguia conquistar bons resultados, o que culminou em sua saída, com um jogo ganho na ida contra o Atlético PR.



Na oportunidade, Renato Portaluppi assumiria o Grêmio em sua terceira passagem pelo clube, onde sempre teve boas campanhas, mas nunca havia conquistado nada, e tão pouco durado no cargo de treinador.



Renato manteve no time o que Roger havia iniciado, porém lhes dando mais competitividade. Tanto que de 2016 a 2019 faturamos: 1 Libertadores, 1 Recopa Sulamericana, 1 Copa do brasil, 2 campeonatos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha. Em três preciosos anos pudemos gritar É CAMPEÃO.



Tínhamos um padrão de jogo de encher os olhos, e ganhamos competições jogando bonito, e sendo o exemplo a ser seguido. E não apenas dentro de campo, mas também fora, com excelente gestão feita pelo presidente Romildo Bolzan Jr, deixando o Grêmio em excelentes condições financeiras que a um tempo não se desfrutava, fazendo excelente administração dentro de uma política de austeridade.



Fizemos um bom time com jogadores que mesmo não sendo dos melhores, estavam em seu melhor momento e colaboraram para que os títulos chegassem: Pedro Rocha, Fernandinho, Luan, Maicon, Grohe, Marcelo Oliveira, Arthur e outros.



Porém, tudo na vida chega ao fim, inclusive ciclos, e quando possível, devemos pensar a frente em novas ideias para continuar vencendo.



Acontece que desde 2018, por mais que tenhamos ganhado algumas competições, e elevado nosso patamar, as coisas aos poucos vieram decaindo. Não estou dizendo que estamos ruins, porém, aquilo que o Grêmio criou, com o tempo foi ficando obsoleto, e o algo novo acabou faltando para superarmos adversidades, sem contar o salto alto com que entramos na semifinal da Copa do Brasil deste ano, deixando escapar mais uma final entre nossos dedos, após ter feito um baita placar no primeiro jogo.



Acredito que nem todos os butiás caíram do bolso, mas não podemos ignorar oque aconteceu com o Grêmio nestes últimos 2 anos. Fizemos boas campanhas na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, mas faltou o algo mais.



O estilo de jogo marcante do Grêmio, começou a ser previsível, e as dificuldades táticas surgiram.



Creio que o golpe final foi a derrota no jogo de volta contra o Flamengo, mostrando as diferenças entre as duas equipes, não apenas financeira, mas técnica, onde o 5 x 0 mostrou que devemos repensar muita coisa e sermos humildes e reconhecer que o Flamengo, atualmente, é o melhor futebol apresentado no Brasil.



Não estou dizendo que estamos maus, mas devemos repensar muita coisa e agir antes que as coisas piorem daqui pra frente, e hoje, não somos mais um paradigma tecnicamente falando, já que administrativamente o Grêmio tem sido impecável.



Por isso, como o título já é autoexplicativo, existe muito que devemos aprender com o Flamengo, em muitos pontos.



Creio que o primeiro ponto, e que me chamou mais a atenção é não ter esse mimimi de poupar jogadores. O Grêmio sempre marcou passo no campeonato Brasileiro devido a ideia de poupar jogadores para competições de mata-mata. O Flamengo mostrou que essa ideia deve ser repensada. É claro que o Grêmio disputou 4 competições no ano, 3 em simultâneo e isso ocasiona problemas na questão física. Acontece que o Flamengo com as lesões conseguiu fazer milagres, e recuperar jogadores em tempo recorde, quase que como um milagre.



Isso nos volta a atenção para o DM (departamento médico). O número de lesões do Grêmio tem sido grande, e nestes últimos anos não conseguimos inovar, ficando carente de jogadores importantes em momentos decisivos.



O Segundo ponto, um futebol mais objetivo e decisivo. O Grêmio tem um padrão de jogo, mas que em muitas ocasiões deixa a desejar, e em alguns momentos chega a dar raiva. Um jogo com muito toque de bola, pouca finalização, pouca decisão. O Grêmio não consegue traduzir sua posse de bola em gol, e costuma a custar caro. Exemplo disso é quando o time adversário faz um gol, e se fecha em uma linha de 4, o time do Grêmio parece que se vai.



Ainda sobre esse ponto, o pragmatismo e a insistência de Renato em alguns jogares não tem explicação, e é claro que estou falando do André. Claro que muitas outras coisas podem ter acontecido, e que nós torcedores, não sabemos.



O terceiro, agressividade. O time do Flamengo agride muito o adversário, tanto no ataque, quanto para defender, e tem uma rápida roubada de bola e transição. O Grêmio apesar do bom toque de bola, volume de jogo e posse de bola, em alguns momentos parece ser muito lento, e erra muitos passes do meio para frente, ou ignora o lateral (sim falo do Cortez), e as vezes inverte os papeis, quando tem que tocar tenta driblar, e quando tem que driblar, tenta tocar. O Jogo de hoje contra o Palmeiras, houve muito erro de passe, que se fossem melhores trabalhados, poderiam ter bom resultado.



Creio que existem muitos pontos a serem analisados, mas os que me chamam a atenção foram esses.



Reitero, devemos aprender muito com o Flamengo e este ultimo semestre, para que no ano que vem, possamos bater de frente com qualquer time nas competições, e fazer boas campanhas, e porque não, levantarmos taças.



E você torcedor, o que acha?



Na boa e na ruim, Grêmio sempre.

flamengo - O que podemos aprender com o Flamengo de Jorge Jesus este ano? 481_1
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos